7. ENRAIZAR E RESPIRAR
Em poucas palavras...
Acalmar a mente e manter uma respiração consciente através de exercícios respiratórios (pranayamas) são etapas fundamentais para uma prática de yoga profunda e segura. Este processo promove o "enraizamento", um estado no qual a consciência está ancorada no presente, permitindo-nos desviar a atenção dos pensamentos e ruídos externos, sons e movimentos à nossa volta. Este foco é crucial para prevenir lesões ao praticar posturas mais técnicas.
Os pranayamas podem ser utilizados de várias formas e com diferentes objetivos: para acalmar e equilibrar o sistema nervoso, para manter e desenvolver o foco antes de iniciar a prática de asanas (posturas físicas), ou para induzir um estado meditativo.
Vamos, então, explorar um pouco mais sobre o que é a meditação, como realizar pranayamas e a importância destas duas técnicas na nossa prática de yoga.
1. Primeiros passos para meditar
Neste texto poderá encontrar informação valiosa sobre como iniciar uma prática de meditação e utilizar alguns dos Mudras mais poderosos do Yoga. Leia esta crónica (clicar na imagem)
2. Técnicas para acalmar a mente e para desenvolver uma respiração consciente: Deixe-se guiar pela minha voz. Liberte a sua mente e siga as instruções. Não precisa de fazer mais nada.
Gravação: Enraizamento e Pranayamas (exercícios respiratórios) antes de começar uma prática dinâmica, ou quando quiser abrandar um pouco.
Pratica guiada para ouvir e seguir. Para ouvir, clicar na imagem